-
Arquitetos: Ricardo Carvalho Arquitectos Associados
- Área: 116 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Francisco Nogueira
Descrição enviada pela equipe de projeto. Num espaço de uma antiga sala de ensaios de uma companhia de teatro, que havia sido um armazém de um edifício do início do século XX, uma artista encontrou o seu espaço de trabalho. Trata-se de um edifício que tira partido do desnível topográfico onde se implanta. Para a rua é lido como uma cave, mas do lado oposto possui um terraço com uma vista de longo alcance sobre um troço ocidental de Lisboa.
O projecto consiste em tirar partido do potencial oferecido pelo que já existe, mantendo as proporções, a estrutura original e os revestimentos de tijolo maciço. A luz natural foi corrigida com o redesenho de vãos e uma nova sequência de espaços foi criada.
De fora para dentro temos uma sala exterior, com uma obra de arte cerâmica no pavimento, uma sala de leitura que é também uma biblioteca, a sala de atelier com o seu pé-direito generoso e, por último, e em sobreposição, uma alcova-mezanino e uma copa. A sequência destes espaços é fisicamente e visualmente porosa.